quarta-feira, 17 de maio de 2017


FESTA DO CHOPES DO LIONS CLUBE DE CERQUILHO


Conta-se a história dessa tradicional festa , a partir do ano de 1968, quando era presidente do Lions Clube de Cerquilho, o companheiro leão JOSE PILON, precisamente no dia 06 de abril daquele ano, realizava-se no salão de festas da Igreja Matriz São José, a primeira Festa do Chopes, com o produto adquirido da Cervejaria Caracu, estabelecida na cidade de Rio Claro.
A partir dessa data,  até o ano de 1975, quase que tradicionalmente no terceiro sábado de abril, o Lions realizava   essa festa que  primava pela organização e dedicação dos companheiros  e principalmente pela qualidade do chope oferecido,  embora ficasse devendo quanto à musica, pois nem sempre a escolha vinha ao agrado dos participantes.
No ano de 1976 com  a chegada  da  Banda TURECK da cidade de Rio Negrinho – sc., a qual foi conhecida quando alguns dos companheiros do nosso clube participaram da Convenção Nacional de Lions em Curitiba em maio de 1975, e que ela fazia parte do folclore e da animação musical daquele evento, possuidora de um repertório típico da região sul do Brasil, tão agradável, também, ao gosto da nossa população,  veio abrilhantar ainda mais essa festa,  tornando-se assim ponto de   referência para todos que dela participavam, pela contagiante,  festiva e a alegre  música alemã, além do ritmo musical da região sul do nosso pais, como o vanerão, o xote e o sertanejo.



E a cada ano que passava essa festa se tornava, ainda, mais tradicional, sendo que as canecas vendidas antecipadamente em número de 1.000 (mil), eram esgotadas com até 15 dias de antecedência, e assim permaneceu por mais de 15 anos, época em que a famosa Banda Turek, do nosso amigo Zequinha por motivos da saída de alguns músicos, morte de outros, e posteriormente com a do maestro Zequinha, obrigou os organizadores dessa Festa do Chopes a optarem por outras bandas, também, lá do sul, mas sem a mesma qualidade daquela que por quase duas décadas esteve animando a nossa festa, e infelizmente motivou o desgaste junto ao seleto público que por tantos nos prestigiaram.
Em todo esse período, de 1968 a 1994, quando a Banda Turek esteve conosco, em apenas três anos, 1988, 1989 e 1990, quando foram respectivamente presidentes do nosso clube os companheiros Arnaldo Lopes, Luiz Antônio Souto (Tis) e Carlinhos Zanetti, as festas foram realizadas fora do Salão da Igreja Matriz São José, em razão de reformas daquele local, e transferidas para o salão de festas Santa Cruz, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes.
No dia 20 de abril de 2007, quando era presidente do nosso clube a CaL.  Zenaide Gabriel Iusif Luvizotto, realizou-se a última festa do chopes no salão de festas da igreja matriz São Jose, com venda de ingressos bem abaixo do esperado, o que motivou um estudo entre os companheiros do Lions na mudança para de sua  sede social.
Em 2008, no dia 19 de abril,  quando era presidente  o CL. Caetano Galdi Neto, a tradicional Festa do Chopes do Lions Clube de Cerquilho, passou a ser realizada em sua sede social, porém, com uma novidade, o serviço de bufet, em que os convidados devidamente acomodados em suas mesas, passaram a serem servidos, além,  do tradicional chope geladinho, de um prato típico alemão, joelho de porco, chucrute, batatas e salsichas, produtos fornecidos pelo frigorífico Berta, de Louveira, acompanhado de repertório musical alegre e diversificado, de uma  Banda com repertório característico para esse evento, e com ingressos limitados ao espaço desse local.
         Neste ano, no sábado dia 20 de maio, o Lions Clube de Cerquilho, realiza a sua 50ª. Festa do chopes e o 10º. Festival de comida alemã, em sua sede social, com a mesma qualidade do chope Brahma bem geladinho, com a mesma dedicação dos companheiros, a animação da Banda Medida Certa, do Gilson, Tadeu e Claudinho, mantendo assim a tradição que tornou esse evento sempre esperado, e que hoje faz parte do calendário das grandes festas do nosso município e toda a região. 
          Àqueles que convivem com esta festa, desde a primeira em 1968, até a atual em 2017, sabem da preocupação que ela representa para os responsáveis pela sua organização, pois espera-se entre os que a realizam, e os que dela são convidados a participarem, sempre o melhor em qualidade e atendimento.
          Caminhamos por esses 50 ANOS, sempre com o mesmo sucesso, a participação alegre de todos, oferecendo um pouco de lazer a tantos cerquilhenses que reclamam a falta de um espaço, onde possam se reunirem em família e extravagar suas alegrias......

         Essa é mais uma FESTA DO CHOPES do Lions Clube de Cerquilho, a quinquagésima de sua história !!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário