terça-feira, 6 de setembro de 2016

Texto transcrito da página 04 do Jornal semanal de Cerquilho "Nossa Cidade " na seção Arquivo Especial, do dia 02/09/2016, homenageando o Lions Clube de Cerquilho pelos 50 anos de sua fundação, que ocorreu no sábado, dia 03 de setembro de 2016.

LIONS CLUBE DE CERQUILHO – 50 ANOS..........

O Lions Clube de Cerquilho comemora neste ano de 2016 o seu cinqüentenário de fundação, um clube que nasceu do ideal de SERVIR de um cidadão chamado João Alleoni Sobrinho, jovem piracicabano que chegou aqui em Cerquilho no ano de 1964, engenheiro agrônomo, designado para chefiar a casa da lavoura de nossa cidade, e por força de suas atividades no setor da agronomia envolveu-se com os companheiros  Mário Baiardi e Luiz Sato Junior do Lions Clube de Tatui, e juntos plantaram as primeiras sementes do leonísmo em Cerquilho, e estes  viriam a ser os  padrinhos físicos na fundação deste clube.
O cidadão João Alleoni Sobrinho acompanhado da jovem Maria Antonia Meloto Alleoni, sua esposa, recém casados, vindo de Porto Feliz, lá exercendo a profissão de engenheiro agrônomo, fazia parte do Rotary Clube daquela cidade, e em razão disso iniciou aqui em Cerquilho um trabalho para a fundação desse clube,  quando foi convencido pelo senhor Jonas Simões de Almeida, companheiro Leão do Lions Clube de Tatui, e também engenheiro agrônomo, a trabalhar para a fundação do Lions Clube em Cerquilho.
Depois da decisão tomada de partir para a fundação do Lions em Cerquilho, e do trabalho iniciado, algumas reuniões aconteceram no antigo Restaurante Campani, reunindo os companheiros do Lions Clube de Tatuí, e com a presença de cidadãos cerquilhenses, uma comissão foi formada para que mais pessoas tomassem conhecimento daquilo que era o princípio do leonísmo, seu ideal de trabalho em benefício da comunidade e dos mais necessitados, iniciado pelo grande líder e fundador do Lions Internacional, CL. Melvin Jones, lá pelos idos de 1917, com o sonho de ser uma organização pioneira  no projeto de SERVIR aos mais necessitados no mundo inteiro.
         A liderança desses senhores de Cerquilho, e que estavam à frente do movimento vingou, quando 25 cidadãos e sua senhoras, empresários, comerciantes, da classe liberal, professores, bancários, agricultores, cujos nomes estão gravados na Carta Constitutiva, que viria ser entregue por Lions Internacional, seis meses adiante, no dia 04 de março de 1967, assumiram o compromisso da fundação do LIONS CLUBE DE CERQUILHO.
         Numa tarde de sábado, do dia 03 de setembro de 1966, nos salões da Associação Esportiva São José, com a presença de autoridades leonísticas, civis, religiosas, clubes de lions das cidades vizinhas e de São Paulo – capital, aqui vieram prestigiar esse evento, caracterizado por uma esperança nos semblantes de todos, de que esse acontecimento traria ao nosso município a coesão entre famílias, num elo de amizade e paz, até então prejudicadas por opiniões adversas politicamente.
E assim iniciava-se a vida leonística em nossa cidade, fruto do desprendimento dos vinte e cinco casais, eles com a denominação de companheiros leões e elas como domadoras.
Com esse ideal  e pensamento entre todos que naquela tarde assumiam  o compromisso de SERVIR desinteressadamente, o Lions Clube de Cerquilho foi fundado,  deu os primeiros passos, reuniões aconteceram sempre amparadas pelo nosso clube padrinho, Lions Clube de Tatui, e a sua história, foi calçada por diversas atividades que deram suporte as nossas entidades, e nem tanto pelo que representou os valores doados, mas principalmente por aqueles que as lideraram, e lideram, trazendo na lapela o símbolo do leonismo.
Companheiros, Companheiras e domadoras que fizeram ou fazem parte deste clube sempre estiveram presentes nas mais variadas atividades, no combate à fome, umas das principais metas de Lions Internacional, com a distribuição de alimentos à inúmeras famílias.
 Na saúde quando ainda lutava-se pela erradicação da tuberculose em nosso país, no combate às drogas, no projeto Glipasanco quando foram realizados centenas de exames visando orientar os eventuais portadores de diabetes.
O Projeto Melhor Visão onde todos os anos são atendidos alunos de nossas escolas com deficiência visual, com o aporte profissional do Dr. Rodrigo Pilon Módolo e Óticas Peixoto.
 Nas catástrofes ocorridas em nossa região, no estado e no país, o Lions de Cerquilho se fez presente arrecadando o necessário para as famílias atingidas, e para as entidades do nosso município sempre que solicitado se fez presente dentro de suas possibilidades financeiras, com os valores arrecadados em nossos eventos, feijoada, Festa do Chopes e São Genaro.
E hoje, passados 50 anos de sua fundação, como parte normal de nossas vidas, de 25 sócios fundadores, ficamos restritos a apenas quatro, outros 18 já nos deixaram, e três, embora vivos já não pertencem  ao leonísmo.
As nossas senhoras que na data da fundação eram, também, 25 e chamadas de domadoras, 13 estão vivas e 4 delas fazendo parte do nosso clube, duas como Companheiras e duas como Domadoras.
No ano de 1987, deu-se a abertura no leonísmo para a entrada de mulheres como associadas, e a partir do ano 2000 algumas senhoras vieram reforçar o nosso clube, e assim, hoje em nosso clube, somamos 42 sócios, sendo 30 companheiros leões e 12 companheiras leões, dentre elas a senhora Maria Antonia Meloto Alleoni, esposa do grande líder e fundador e primeiro presidente deste clube, o CL. João Alleoni Sobrinho, alem de 24 domadoras, que juntos fazemos a historia do LIONS CLUBE DE CERQUILHO, e as comemorações desses seus 50 anos que estamos vivendo.
Para que pudéssemos chegar a essa data festiva, contamos com a visão de homens e mulheres que olham para o futuro, com o sonho de SERVIR a nossa comunidade, havendo entre todos a compreensão a amizade e companheirísmo, fomentando a PAZ entre os seres humanos, na esperança de um mundo mais humano para nós e nossos filhos.
  E assim, passados 50 anos daquela data em que fomos convidados a colocar na lapela um distintivo que hoje é usado por mais de um milhão e quatrocentos mil pessoas, entre homens e mulheres, em mais de 200 países do mundo, Deus nos deu a oportunidade de estarmos aqui e poder  contar um pouco da historia do Lions Clube de Cerquilho, neste seu cinquentenário de existência....

1966 – LIONS CLUBE DE CERQUILHO – 2016.

CL. Benedito Vital Luvizotto
Sócio fundador



Nenhum comentário:

Postar um comentário